No artigo de hoje, Leandra Barbejat, nossa Bigger honorária, contextualiza o que é "comunicação" e sinaliza alguns dos desafios para garantir que ela se faça compreendida por um grande e diversificado público. Ela ainda enfatiza o quão importante é ter uma comunicação transparente dentro das empresas e compartilha práticas adotadas pela BigDataCorp para vivenciar uma cultura onde a comunicação é, além de algo fundamental, também um valor da empresa. Confira o artigo abaixo e compreenda mais sobre o assunto. Boa leitura!
--------------------------------
A galera de humanas, assim como eu, aprendeu lá nos primórdios da Teoria da Comunicação que, para existir comunicação, precisamos de 4 elementos básicos: emissor, receptor, mensagem e canal. Hoje, vocês que me leem, já devem conhecer mais uns 20 elementos para acrescentar nesse sistema. Mas quando me formei usando livros impressos, caneta e papel (assim faziam como os maias e os astecas kk) eram só 4.
Bom, voltando. Na teoria, temos então uma equação simples e sem espaço para erros, o que nos garante uma comunicação clara e fluida. Mas e na prática? Na prática a gente descobre que o buraco é bem mais embaixo.
E tudo começa num ponto primordial: a comunicação envolve, essencialmente, pessoas. E é justamente aí que o sistema, aparentemente tão simples, ganha inúmeras camadas de complexidade. Pessoas são plurais e carregam consigo as mais diversas multiplicidades: percepções, visões de mundo, emoções, julgamentos, bagagem cultural, relacionamentos, meios em que circulam… a lista é infinita. E todos esses aspectos impactam na comunicação e em todos os seus elementos.
Agora, diante dos tantos desafios, a pergunta é: como garantir então uma comunicação eficaz? E pensando em uma organização que tem a “Comunicação” como um de seus valores, atua com um time super diverso e cada vez mais busca aumentar o relacionamento, tanto para dentro quanto para fora de casa, como garantir que teremos a eficácia necessária? O desafio é grande, mas um dos muitos caminhos para alcançarmos o resultado esperado, é o investimento em comunicação organizacional.
É através dela, e de múltiplas áreas co-responsáveis envolvidas, que nos comunicamos com nossos mais diversos públicos, internos e externos, para propagar a visão e valores da empresa, alinhar expectativas e esforços coletivos, conscientizar o papel das pessoas colaboradoras, fortalecer a cultura da organização, estimular comportamentos positivos, gerar engajamento entre muitos outros objetivos.
Aqui na Big, temos a cultura focada nas pessoas e, um dos valores praticados no dia a dia da empresa é o da transparência na comunicação. Para que todos estejam sempre na mesma página e compreendam sua parte e importância dentro do funcionamento do todo, algumas práticas são adotadas:
Reuniões mensais entre todas as pessoas colaboradoras e a área de Pessoas, para um papo com o time, discussões gerais e temas relevantes;
Encontros mensais com o CEO , onde todos os Biggers são convidados a participar;
Apresentação de resultados e status das áreas, deixando todos ainda mais alinhados;
Comunicação interna ativa, onde sempre que necessário, todo o time recebe informações pertinentes via e-mail, chats e blogs internos;
Ações e campanhas de endomarketing que, por meio de diferentes formas, buscam sempre levar as mensagens, criando engajamento, experiências, descontração e ações de vivência;
Ainda, através de treinamentos e capacitações contínuas, os Biggers podem praticar e compreender com muito mais facilidade diferentes temas e questões relevantes.
Além de todas essas, outras ações são trazidas pela empresa, focando no bom funcionamento, na melhoria e na transparência. Como por exemplo, as pesquisas de clima e avaliações de desempenho, onde todos trazem suas visões, comentários, propostas e autoavaliações, gerando importantes informações, tanto para feedbacks e planos de desenvolvimento individual, quanto para necessidades de melhorias e entendimento do que está dando certo e é apreciado pelo time.
Como a comunicação faz parte do dia a dia dos Biggers e da cultura da empresa, para além de todos os exemplos pontuados, as pessoas, mesmo à distância, são extremamente ativas, trocam muitas ideias, se engajam em propostas trazidas pela empresa e, ainda, interagem por grupos de afinidade, falam de música, filmes, cursos, jogos e por aí vai. É incrível ver o quanto uma empresa que investe nas pessoas, de diferentes formas, realmente consegue viver essa cultura de união e objetivos compartilhados.
Bom, para finalizar, é mais do que claro o quanto a comunicação é necessária, não apenas para uma empresa, mas para a sociedade como um todo. Focando no corporativo, é importante reforçar que, para se construir uma organização transparente com todos que fazem parte dela, é fundamental que práticas oficiais sejam introduzidas. Porém, para uma cultura de comunicação ativa - tanto pelo lado da liderança, quanto pelo time como um todo -, a vivência, abertura, ouvidos e práticas no dia a dia são indispensáveis!
>> Quer fazer parte do time?
Confira as vagas disponíveis, siga nosso Instagram de carreiras e junte-se à nós!