top of page
  • Foto do escritorRyan Sá

Vida de Bigger: Ryan Sá

No artigo desta semana, especial para o Dia do Programador, Ryan Sá, Coordenador de Apps, compartilha sua trajetória antes de ingressar na área de tecnologia, os motivos que o levaram a seguir carreira no setor e os primeiros passos de sua jornada acadêmica e profissional. Ao longo do texto, ele relata sua experiência no mercado de trabalho, desde o início como estagiário, passando por diferentes empresas e frentes na área, até chegar a 2020, quando ingressou na Big como Desenvolvedor Jr. Hoje, menos de quatro anos depois, Ryan já lidera uma equipe dentro da BDC. Confira o artigo completo e conheça mais sobre o Bigger. Boa leitura!



--------------------------------



Olá, meu nome é Ryan e hoje estou aqui para compartilhar um pouco da minha trajetória profissional com vocês 😊


Escolhi seguir a área de tecnologia antes mesmo de começar o ensino médio. Sempre fui curioso para entender como as coisas funcionam. Desde cedo, consertava computadores e celulares para amigos e familiares, mesmo sem ter feito cursos formais. Em 2015, ingressei na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Nova Iguaçu, para cursar Ciência da Computação. A escolha da universidade e do curso foi fortemente influenciada por um primo que estava se formando na primeira turma de Computação dessa instituição. Durante a graduação, nunca pensei em desistir. Mesmo enfrentando dificuldades, mantive o foco e concluí o curso no tempo previsto, pois era exatamente o que eu havia sonhado para minha vida.


Em 2017, comecei a estagiar e tive meu primeiro contato com a programação em um ambiente profissional. No meu primeiro estágio, mergulhei mais profundamente na programação. Apesar de não ser o meu objetivo inicial, acabei gostando e percebi que tinha talento para aquilo. A sensação de escrever códigos e vê-los funcionando era algo mágico para mim. Na segunda empresa em que trabalhei, tive a oportunidade de causar um impacto mais direto, já que era o único desenvolvedor da equipe. Criei programas que automatizaram várias tarefas manuais. Apesar de ter sido promovido, senti que minha evolução ali seria limitada, então me abri para explorar novas oportunidades.


No final de 2020, em plena pandemia, a BigDataCorp me encontrou no LinkedIn e me convidou para uma entrevista. Eu já conhecia a empresa, pois dois amigos e ex-colegas de faculdade, Matheus e Paulo, já trabalhavam lá (e ainda trabalham). Lembro de ter feito a entrevista com o Victor Meira, sem saber exatamente o que esperar de um desafio técnico ao vivo. Acredito que me saí bem, visto que estou aqui até hoje, rs. Quando comecei, tive muito contato com alguns líderes da empresa, que, em certa ocasião, me disseram que minha carreira na Big seria meteórica — e essas palavras me marcaram profundamente. Desde então, tive inúmeras oportunidades para mostrar minhas habilidades e aprender com todos os meus colegas. A BigDataCorp me proporcionou experiências inesquecíveis, como a chance de viajar para fora do Brasil pela primeira vez, ao participar do AWS re:Invent em 2022, em Las Vegas, nos Estados Unidos — uma experiência que levarei para a vida.


Iniciei como Desenvolvedor Jr. no antigo BigBoost, que hoje é a plataforma de dados da empresa. Ali, me desenvolvi até alcançar os níveis Pleno e Sênior. Em 2024, recebi a proposta de me tornar Líder Técnico do produto Apps, onde estou atualmente. Tem sido um enorme desafio lidar com o novo escopo de responsabilidades, mas estou me adaptando e gostando muito.


Ainda tenho vontade de explorar outras áreas da computação, mas considero minha trajetória até aqui extremamente satisfatória, e a BigDataCorp desempenhou um papel essencial nisso!


Espero continuar me desenvolvendo e contribuindo cada vez mais para o crescimento dessa empresa tão importante.




>> Quer fazer parte do time?

Confira as vagas disponíveis, siga nosso Instagram de carreiras e junte-se à nós!


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page